Eu acredito que todos já saibam, entretanto é valido ressaltar que eu não dou muita importância para essa coisa de datas comemorativas. É por isso que mesmo hoje sendo uma data comemorativa, vou escrever um post. E esse post será justamente sobre essa data.

Não sei, mas acho que posso estar me equivocando em relação ao pensamento de não dar muito valor para as datas comemorativas. A questão é que acho muito estranho ficar dando mais valor a um dia do que a outro, simplesmente por alguém ter dado um jeito de torná-lo diferente quando na verdade ele é – na prática – igual. O dia 20 de julho, por exemplo, começou a ser comemorado como o dia do amigo por causa de um argentino chamado Enrique Febbaro que resolveu escrever cartas para um monte de gente no período da corrida espacial, quando o homem “conseguiu pisar na lua”. Esse argentino, segundo o que se conta, achou que esse acontecimento era uma prova de que se a união entre os homens (coisa que com certeza não estava acontecendo naquele momento) conseguiu fazer com que “um de nós” chegasse até a lua, qualquer coisa poderia ser conseguida se os homens se unissem. A partir daí o dia foi oficializado na Argentina e depois em alguns outros países.

De acordo com o que eu penso essas datas comemorativas são unicamente válvulas de escape. As pessoas fazem um monte de coisas ruins e depois, nesses dias, se tornam pessoas totalmente diferentes e no outro dia depois da data comemorativa voltam a ser o que eram antes.  Eu não gosto disso! A minha sorte é que  tenho amigos e pessoas que não precisam de uma data comemorativa para se comportarem da forma como certas datas exigem. Eu acho que o importante é saber passar para os outros tudo o que se sente na hora em que se sente preocupando-se em fazer o bem a quem sofrerá a ação. Não concordo com a idéia de  mudar do dia para a noite só por causa de uma data. Assim mesmo: Feliz dia do amigo para todos e que todos os dias sirvam para que as pessoas façam o que hoje a data pede.

fontes:

http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaamizade4.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo

